Lectures, Workshops e Consultancy

English and Portuguese

         Flag Time  

Público-alvo:

  • Professores

  • Coordenadores Pedagógicos

  • Orientadores Educacionais

  • Diretores Escolares

  • Gestores Administrativos

  • Formadores de professores

 

Qualquer profissional da área de educação que lidere e/ou organize reuniões dentro da instituição escolar.

2 de setembro, 2017

São Paulo

Workshop: Como Liderar e Facilitar

Comunidades Profissionais para Aprendizagem

Esta é uma experiência de desenvolvimento profissional em que trabalharemos algumas habilidades que vão auxiliar o participante a desenvolver uma cultura escolar colaborativa, através de práticas reflexivas que promovem a colaboração entre os professores e que levam a repensar o papel de liderança do professor – tudo com o intuito de melhorar os resultados obtidos pelos alunos.

Estas técnicas colaborativas tornam pública a prática de ensino, permitem avaliar de maneira rotineira o ensino em relação à aprendizagem dos alunos e, consequentemente, adaptá-lo para atender as constantes mudanças das necessidades dos alunos de hoje. A fundamentação de todo este trabalho é o modelo de Amizade Crítica da Iniciativa para Reforma Escolar (School Reform Initiative Critical Friendhsip model), iniciado em meados da década de 1990 no Instituto Annnberg da Universidade Brown, em Rhode Island, EUA. A base de pesquisa para o trabalho é detalhada aqui.

 

Objetivos

Os participantes deste workshop vão vivenciar um modelo de aprendizagem extremamente efetivo para adultos, e aprenderão ferramentas para reproduzir esta poderosa experiência em seus contextos. Ao longo do curso, formaremos uma comunidade profissional efetiva, enquanto aprendemos os conceitos, hábitos, ferramentas e práticas de mediação, que levem à uma prática colaborativa mais reflexiva. 

 

Onde: Prisma Centro de Estudos

Av. Sgto. Geraldo Sant'Ana - Jd. taquaral, 901

 [mapa]

Quando: 02 de setembro/2017

Horário: 09:00 às 16:00

Investimento

R$250,00

Participantes levarão desta experiência….

  • Conhecimento e prática usando várias estratégias para envolvimento em discussões com base em ideias contidas em diferentes tipos de textos.

  • A compreensão de como dar e receber ‘feedback’ produtivo sobre a prática profissional.

  • Experiência de uma variedade de técnicas para a formulação de questionamentos/perguntas eficazes.

  • Prática visando o aumento da aprendizagem, utilizando-se de diversos protocolos para análise colaborativa dos trabalhos de alunos e professores, e a compreensão de quando e porquê utilizar protocolos.

  • A compreensão da importância do papel de um facilitador/mediador na criação e manutenção de um grupo de trabalho colaborativo. Vivência prática de uma variedade de ferramentas para tornar-se um mediador competente.

  • Um plano prático e claro para iniciar na liderança de um grupo profissional.

Sobre as facilitadoras:

Anne Baldisseri

  • Grey LinkedIn Icon

Anne possui PhD em zoologia e publicou diversos artigos e, recentemente, o capítulo de um livro nesta área. Com várias qualificações na área de educação, Anne atualmente faz parte de um grupo de pesquisas na UNIFESP, onde pretende completar seu Pós-doutorado sobre bilinguismo, leitura e motivação.

Anne foi diretora da Educação Infantil na Escola Britânica de São Paulo – St. Paul’s School por 9 anos.  Hoje trabalha na Avenues World School, também em São Paulo, onde acumula os cargos de diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Apaixonada por educação e pela formação global da criança, apresentou diversos cursos e workshops de formação continuada, no Brasil e no exterior, sobre instrução diferenciada e avaliação formativa, bem como sobre como construir uma cultura sustentável de alta performance com pais e professores
.

 

annebaldisseri@gmail.com

Mariana Boschi

  • Grey LinkedIn Icon

Mariana Boschi  é  formada em Pedagogia pela USP e

 tem mais de 10 anos de experiência em Educação Infantil como professora e coordenadora pedagógica. Atuou também como formadora de professores em diversos projetos, facilitando Comunidades Profissionais para Aprendizagem desde 2013.

 É sócia fundadora do método de ensino de inglês para crianças ChatterBox e   consultora na Flag Time Consultoria Escolar.


 

mana@chatters.com.br

Flag Time
Consultoria Escolar